Herança

Herança é uma dança em diálogo com a cultura indígena sul-americana. Dos Andes, a Amazônia. Uma dança que se passa em um outro tempo, que não é o nosso.

    Herança é uma dança em diálogo com a cultura indígena sul-americana. Dos Andes, a Amazônia. Uma dança que se passa em um outro tempo, que não é o nosso. Um tempo que se contrapõe ao tempo das grandes cidades. O tempo dos pássaros voando e balançando os galhos de grandes árvores. Das folhas que caem e vibram a surperfície das águas. Do rio que flui na correnteza e deságua em densas cachoeiras.

    Da cobra sucuri que deixa o rastro profundo na terra. O tempo do germinar. Essa dança traz histórias contadas por mulheres, também de outros tempos, passadas oralmente para suas filhas, netas e bisnetas. Histórias de separação, mordaças mas também de reencontros. Histórias de mulheres que teceram suas dores e as transformaram em um manto acolhedor de amor e poesia. O manto vermelho que voa com o vento.

    Para curar ou proteger, evocam suas divindades que se manifestam nos movimentos da natureza. O Sol, a Lua, a fúria das tempestades, o céu que cai sobre as nossas cabeças e os animais encantados que ensinaram os homens a plantar e a manter a vida na Terra. De Pachamama a Tupã. Um outro olhar para o mundo.https://youtu.be/E2Hw7NN9GlI